segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação Aprendizagem de Maria Cândida dos Santos Arias

SEQUÊNCIA DIDÁTICA- O PRIMEIRO BEIJO

Clarice Lispector

Público alvo: 9º ano

Aulas previstas: 10

Identificação dos conhecimentos prévios.

Antes de ler o texto como preparação da leitura, propor uma atividade  contextualizada  de acordo com o tema abordado, que desperte o interesse dos alunos e que provoquem discussões possibilitando que os mesmos, falem de suas experiências pessoais em relação ao primeiro beijo .

Levantamento de hipóteses.

Discutir com os alunos sobre o título do texto, o que
Esperam  de um texto com tal título , a que gênero pertence, em que ambiente a história vai se desenvolver, quais poderiam ser as possíveis personagens dessa história.
Ampliação de conhecimentos.
Fazer um trabalho que envolva os alunos a respeito do autor do texto. Levar o aluno a conhecer mais sobre a vida e a obra  de que escreveu o texto, perguntar se já leram textos desse autor.

Confrontação de conhecimentos

Durante a leitura  fazer perguntas aos alunos, para confrontar os conhecimentos prévios,  se as sua hipóteses se confirmaram, como imaginam que o texto vai se desenvolver, oque vai acontecer a seguir, a história se desenvolveu como você imaginou, como você imagina o final.  

Reformulação de conhecimento.

Fazer um trabalho de ampliação das referências culturais dos alunos, retomar as hipóteses dos leitores, discutir sobre o ponto de vista do autor e dos leitores, solicitar o resumo oralmente durante a discussão para melhor entendimento do texto.

Atividades propostas

Identificar a estrutura da narrativa:Fazer o levantamento da situação inicial da narrativa, das ações das personagens, do espaço, conflito e desfecho.Comentar sobre a importância desses elementos para construção da narrativa.

Interdisciplinaridade

Poderá ser desenvolvida atividades interdisciplinares com o professor de ciências,abordando temas sobre sexualidade, prevenção da gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis,drogas entre outros temas que envolvam fatores de risco na  adolescência. Propor pesquisas e debates sobre os temas abordados para o desenvolvimento da argumentação.

Avaliação da aprendizagem


Apresentação das atividades propostas pelos alunos, individual ou em grupos, para socialização das  habilidades e competências adquiridas, fazer também a  retomada  dos objetivos alcançados ou não levar os alunos  a refletir sobre o erro na expectativa da construção de um novo conhecimento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário