Clarice Lispector
Público alvo: 9º ano
Aulas previstas: 10
Identificação dos conhecimentos
prévios.
Antes de ler o texto como
preparação da leitura, propor uma atividade
contextualizada de acordo com o
tema abordado, que desperte o interesse dos alunos e que provoquem discussões
possibilitando que os mesmos, falem de suas experiências pessoais em relação ao
primeiro beijo .
Levantamento de hipóteses.
Discutir com os alunos sobre o
título do texto, o que
Esperam de um texto com tal título , a que gênero
pertence, em que ambiente a história vai se desenvolver, quais poderiam ser as
possíveis personagens dessa história.
Ampliação de conhecimentos.
Fazer um trabalho que envolva os
alunos a respeito do autor do texto. Levar o aluno a conhecer mais sobre a vida
e a obra de que escreveu o texto,
perguntar se já leram textos desse autor.
Confrontação de conhecimentos
Durante a leitura fazer perguntas aos alunos, para confrontar
os conhecimentos prévios, se as sua
hipóteses se confirmaram, como imaginam que o texto vai se desenvolver, oque vai
acontecer a seguir, a história se desenvolveu como você imaginou, como você
imagina o final.
Reformulação de conhecimento.
Fazer um trabalho de ampliação
das referências culturais dos alunos, retomar as hipóteses dos leitores,
discutir sobre o ponto de vista do autor e dos leitores, solicitar o resumo
oralmente durante a discussão para melhor entendimento do texto.
Atividades propostas
Identificar a estrutura da
narrativa:Fazer o levantamento da situação inicial da narrativa, das ações das
personagens, do espaço, conflito e desfecho.Comentar sobre a importância desses
elementos para construção da narrativa.
Interdisciplinaridade
Poderá ser desenvolvida
atividades interdisciplinares com o professor de ciências,abordando temas sobre
sexualidade, prevenção da gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis,drogas entre outros temas que envolvam fatores de risco na adolescência. Propor pesquisas e debates
sobre os temas abordados para o desenvolvimento da argumentação.
Avaliação da aprendizagem
Apresentação das atividades
propostas pelos alunos, individual ou em grupos, para socialização das habilidades e competências adquiridas, fazer
também a retomada dos objetivos alcançados ou não levar os
alunos a refletir sobre o erro na
expectativa da construção de um novo conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário